Pesquisa

Atuando há mais de duas décadas no ensino superior, o Senac São Paulo tem profunda convicção da importância da pesquisa para a geração de novos conhecimentos. A pesquisa propicia constante atualização acadêmico-científica dos cursos e do corpo docente, trazendo benefícios tantos aos nossos alunos quanto à sociedade em geral.

Os grupos de pesquisa existentes priorizam questões inerentes à realidade local, regional e nacional, sem, contudo, perder de vista o estado da arte mundial nas áreas científico-tecnológicas em que se inserem.
A estrutura da pesquisa está organizada numa hierarquia formada por Grupos de Pesquisa/Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisa, que abrigam atividades de pesquisa científica e atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.
Cada grupo de pesquisa é composto por projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores, e projetos de iniciação científica executados por alunos dos cursos de graduação.

Para coordenar os grupos de pesquisa, buscar recursos para seu desenvolvimento e acompanhar os projetos de pesquisa, o Centro Universitário Senac mantém em sua estrutura organizacional a Diretoria Acadêmica, que é assessorada pelo Comitê Institucional de Pesquisa.



Equipe

Dr. Eduardo Mazzaferro Ehlers
Diretor Acadêmico

Leandro Mastropasqua
Coordenador de Pesquisa e Extensão

Me. Deborah Griebeler
Coordenadora Acadêmica

Ana Laura Rodrigues Cardoso
Equipe de Apoio à Pesquisa e Extensão

Fale conosco
Tel.: 55 11 5682-7489 | 7475 | 7602
pesquisa@sp.senac.br


Comitê de Pesquisa

O Comitê Institucional de Pesquisa é composto por representantes da Diretoria Acadêmica, das Coordenações do Programa de Iniciação Científica e da Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico, Líderes dos Grupos de Pesquisa.

  • Dr. Eduardo Mazzaferro Ehlers – Diretor Acadêmico – Presidente do Comitê
  • Leandro Mastropasqua – Coordenador de Pesquisa e Extensão
  • Me. Deborah Griebeler – Coordenadora Acadêmica
  • Profa. Dra. Silmara Cristiane Silva – Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão, Internacionalização e Desenvolvimento
  • Profa. Dra. Emília Satoshi Miyamaru Seo – Líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade
  • Prof. Dr. Everton Crivoi do Carmo – Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde e Bem-estar
  • Profa. Dra. Maria Eduarda Araujo Guimarães – Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura e Comportamento
  • Profa. Dra. Myrna de Arruda Nascimento – Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arquitetura e Design e Coordenadora Institucional de Iniciação Científica
  • Prof. Dr. Marvin Oliver Schneider – Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada e Coordenador de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Ética em Pesquisa

Pesquisas que envolvem experimentos com seres humanos, coleta de material biológico, grupos vulneráveis ou legalmente incapazes, são orientados para encaminhamento a um Comitê de Ética em Pesquisa – registrado no CONEP/Ministério da Saúde, via Plataforma Brasil.

Os aspectos éticos de trabalhos acadêmicos e pesquisas realizadas na Instituição são tratados por meio de orientações metodológicas, realizadas pelos professores orientadores, e institucionalizadas em manuais temáticos e regulamentos das modalidades.

O Comitê Institucional de Pesquisa do Centro Universitário é responsável pela promoção da cultura de integridade ética em pesquisa entre seus pesquisadores, bem como a análise e a emissão de pareceres referentes a prática e a conduta na pesquisa.

Documentos de referência