Novo formato da revista Iniciação

1168
A primeira edição temática da revista apresenta uma série de artigos, representativos da dinâmica e das fronteiras imprecisas que caracterizam as áreas da Comunicação, da Arquitetura e do Design no mundo contemporâneo.

A cidade aparece como tema nos trabalhos em artigos de resgate histórico como o que trata da cidade-fábrica como referência para o desenvolvimento de uma microcoleção de vestuários, ou o que estuda a implantação do sistema Cia City , e mesmo o voltado a refletir o papel singular dos bairros-jardins como memória urbana da Cidade de São Paulo.

O ser humano é foco de trabalhos que discutem recursos e meios comunicacionais para promover a inclusão de pessoas portadoras de deficiências visuais na experiência da leitura, ou mesmo como aproximar o público infantil ao universo das biografias.

A produção audiovisual é abordada em discussão sobre a produção independente na televisão e as cotas de conteúdo na TV por assinatura, na proposta de uma plataforma de serviços web para potencializar a experiência que os beatlemaníacos possuem com a banda, no estudo sobre o personagem do filme “Edward mãos de tesoura”, e mesmo na análise a minissérie brasileira O Amor Segundo B. Schianberg.

As aproximações entre Arquitetura e Design destacam a produção de autores reconhecidos como pioneiros pelas suas experiências com novos materiais, procedimentos e sistemas inovadores, como Buckminster Füller, Eva Zeisel e o casal Charles e Ray Eames. Neste segmento temos também especulações experimentais propostas pelos jovens pesquisadores, identificadas em trabalhos de conclusão de curso que refletiram sobre a relação objeto X espaço através das propostas para o Mobiliário Multifuncional de Descanso, para a Estação de Trabalho para Profisionais de Projeto , (selecionada na categoria estudante para exposição do 27º Prêmio do Museu da Casa Brasileira), para o Sistema Delta, (projetado para o fechamento de edifícios explorando conceitos de montagem, modulação e adaptabilidade ) e o ensaio que discute A Mutação do Objeto como Item de Projeto, enfatizando as interferências causadas por um objeto multifuncional nas relações entre homem X objeto X espaço.

Tivemos nesta edição contribuições de Universidades e Faculdades da Paraíba, Pelotas, Juiz de Fora, Campina Grande, além de São Paulo e Lisboa, portanto, estimulados pela diversidade e natureza dos artigos recebidos, criamos quatro seções especiais na revista: Experiência, com relato de pesquisadores de Iniciação Científica em intercâmbio internacional; Trajetória, com depoimento de jovem pesquisador que deu continuidade à carreira acadêmica depois de graduado; Internacional, com artigo de pesquisador português, em duplo programa de mestrado, nas Faculdades de Lund, Suécia (Design Urbano Sustentável) e Leuven, Bélgica (Filosofia); e, por fim, Análise, seção em que o professor discute os trabalhos de seus orientandos.

Sejam bem-vindos para conhecer a revista e compartilhar conosco desta nova experiência.

Um abraço
Myrna de Arruda Nascimento

Confira a nova  edição Temática de Comunicação, Arquitetura e Design, Vol. 3 nº1,  que além da seção artigos conta com as seções especiais:

  • Trajetória
  • Experiência (com vídeo gravado por alunos durante um intercâmbio)
  • Internacional e Análise.

Acesse a edição na íntegra!