XVIII SUA – Semana Unificada de Apresentações

276

Esta é mais uma edição dos Anais dos Projetos Integradores (PI) apresentados sob forma de pôster e comunicação oral durante a realização da XVIII Semana Unificada de Apresentações. Para cada semestre do curso houve o atendimento da disciplina de PI para as habilidades e competências do futuro Engenheiro Ambiental e Sanitarista.

O PI II teve como área de estudo, a Península do Bororé, na Região da Represa Billings, Zona Sul de São Paulo, com o objetivo de realizar diagnóstico socioambiental sobre a situação da água consumida pelos moradores dos moradores. A região não conta com sistema de abastecimento público e há grande preocupação da UBS local e da SVMA (parceiras do projeto), que os poços estejam contaminados. O PI-IV teve como objetivo elaborar uma análise ambiental comprobatória associada à contaminação dos recursos hídricos por atividade humana e a proposição de projetos técnicos de intervenção com vista à solução dos problemas encontrados no bairro da Ilha do Bororé, no subdistrito do Grajaú localizado na zona sul do munícipio de São Paulo. Buscando atingir os objetivos, os alunos elaboram revisões bibliográficas e realizaram 2 visitas técnicas no local. No caso do PI VI, este foi pautado na continuidade dos trabalhos desenvolvidos no PI V, isto é, desenvolver e materializar na forma de protótipos, maquetes e plantas os planos de negócios e propostas geradas no semestre anterior cujo foco do trabalho de cada grupo foi a elaboração de um projeto inovador para a empresa LATAM Airlines, na forma de um plano de negócios e agora colocando-o em prática. O objetivo do PI VIII consistiu na elaboração de um projeto executivo a partir de um básico previamente aceito pelo cliente. O projeto da ETE foi desenvolvido para um shopping center e realizado segundo as normas do CREA / CONFEA. O dimensionamento consistiu nas etapas do tratamento primário com o gradeamento, o tratamento secundário com a tecnologias do Reator Anaeróbio de Manta de Lodo (UASB) e do Reator de Biofilme de Leito Móvel (MBBR) ambos com o tratamento terciário para a promoção da possibilidade de reuso do efluente tratado. A metodologia utilizada no dimensionamento de cada etapa consistiu da estimativa populacional de frequentadores do local, da contribuição per capita de esgoto, uso de literatura técnica, a NBR 13.969/1997 e a NBR 12.209/2011. Para a visualização e ensaios de bancada foram elaborados protótipos em escala do reator UASB e do sistema MBBR.

 

Organizadores da XVIII SUA: Alexandre Saron, Emília Satoshi Miyamaru Seo, Alessandro Augusto Rogick Athiê e Sílvia Ferreira Mac Dowell

Clique aqui para acessar os anais