XX SUA – Semana Unificada de Apresentações

87

Esta é mais uma edição dos Anais dos Projetos Integradores (PI) apresentados sob forma de pôster e comunicação oral durante a realização da XVIII Semana Unificada de Apresentações. Para cada semestre do curso houve o atendimento da disciplina de PI para as habilidades e competências do futuro Engenheiro Ambiental e Sanitarista.

Considerando o reduzido número de alunos matriculados nas disciplinas DPs especiais de PI-I e PI-II, neste semestre elas foram excepcionalmente integradas no sentido de realizar um único projeto de um único grupo. O objetivo do PI-I é o de realizar um estudo com visão sistêmica sobre alguma temática ambiental, enquanto o de PI-II é o de realizar um Diagnóstico socioambiental sobre determinada situação real e próxima aos alunos. Para a integração das disciplinas, foi definido fazer uma pesquisa sobre Percepção Ambiental a partir de uma demanda efetiva. A demanda escolhida foi a preocupação da gestora e do comitê do SGA do Senac Campus Santo Amaro com a visibilidade do seu Programa de Ecoeficiência e as dificuldades no envolvimento e mobilização de pessoas em suas atividades.

O objetivo do PI VIII consistiu na elaboração de um projeto executivo a partir de um básico previamente aceito pelo cliente. O projeto da ETE foi desenvolvido para um shopping center e realizado atendendo normas do CONFEA. O dimensionamento consistiu nas etapas do tratamento primário com o gradeamento, o tratamento secundário com a tecnologias do Reator de Biofilme de Leito Móvel (MBBR) para o grupo 01 e Reator Anaeróbio de Manta de Lodo (UASB) para o grupo 02. O tratamento terciário possibilita a promoção de reuso do efluente tratado e assim apresentar o tempo de retorno do investimento. A metodologia utilizada no dimensionamento de cada etapa consistiu da estimativa populacional de frequentadores do local, da contribuição per capita de esgoto, e uso de literatura técnica para cálculos de eficiência de tratamento, geração de lodo, custos de projetos, além das normas técnicas da ABNT: NBR 13.969/1997 e a NBR 12.209/2011. Por fim, foi solicitado pelo cliente uma apresentação em vídeo com o projeto 3D da tecnologia de tratamento dimensionado.

Equipe organizadora da XX SUA

Alessandro Augusto Rogick Athie; Alexandre Saron; Emilia Satoshi Miyamaru Seo e Silvia Ferreira Mac Dowell.

Clique aqui para acessar os anais