XXI SUA – Semana Unificada de Apresentações

526

Esta é mais uma edição dos Anais dos Projetos Integradores (PI) apresentados sob forma de pôster e comunicação oral durante a realização da XXI Semana Unificada de Apresentações que ocorreu no período de 01 a 05 de junho de 2020. Para cada semestre do curso houve o atendimento da disciplina de PI para as habilidades e competências do futuro Engenheiro Ambiental e Sanitarista.

Os dois primeriros artigos foram realizados pelo quinto semestre do curso. Os professores da disciplina Alessandro Augusto Rogick Athie e Emilia Satoshi Miyamaru Seo descrevem que o Projeto Integrador V surgiu de uma parceria de trabalho entre a Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV), a Sociedade Benfeitores de Interlagos (SBI) e o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do SENAC – Santo Amaro. Para atender aos desejos das duas organizações, o desafio apresentado aos alunos foi desenvolver um Plano de Negócios que envolvesse elementos de coleta seletiva, logística reversa e reciclagem de resíduos sólidos, com ênfase no vidro, de forma a fazer a captação desses resíduos no bairro de Interlagos e sua adequada destinação. Além disso, os discentes deveriam ainda propor um produto com base em vidro reciclado, que pudesse criar oportunidades de empreendedorismo e economia circular, ou que gerassem alguma forma de economia doméstica.

Os outros quatro artigos desta edição foram realizados pelo sétimo mestre do curso. O professor da disciplina Alexandre Saron descreve que o objetivo do PI VII foi realizar um Projeto Básico de Engenharia de uma Estação de Tratamento de Água para reuso de águas servidas em sistemas de lava rápidos. Com a aprendizagem baseada em projetos, os alunos visavam o atendimento à Lei 16160 de 13/04/2015 no Município de São Paulo. Cada grupo identificou o cliente potencial e desenvolveu o projeto básico de engenharia composto por uma fundamentação teórica em livros técnicos e normas da ABNT. O atendimento à demanda do cliente fez a informação da vazão da ETAR sendo que esta foi dimensionada através do ensino nesta disciplina. Os cálculos de engenharia foram para as operações unitárias de
coagulação química, floculação, decantação, filtro e desinfecção. A partir do dimensionamento e informações do local foram desenvolvidas as plantas da unidade.

Os trabalhos foram desenvolvidos até dia 17 de março de forma presencial e a partir desta data as aulas foram readequadas em função da pandemia do coronavírus e passaram a ser desenvolvidas de forma remota realizando o contato com os grupos de trabalho de forma intensa através de ferramentas do Blackboard e whatsapp com contatos diários. Foi bastante
trabalhoso para os alunos e professores mas a recompensa é o diagnóstico e a certeza que o processo de ensino – aprendizagem prevaleceu face aos excelentes trabalhos realizados pelos discentes cuja idealização e orientação foi supervisionada com maestria pelos docentes. Parabéns à todos pelos esforços realizados e objetivos atingidos.

Editor da XXI SUA

Alexandre Saron

Equipe organizadora da XXI SUA (ordem alfabética)

Alessandro Augusto Rogick Athie;
Alexandre Saron;
Benjamin Capellari;
Emilia Satoshi Miyamaru Seo

Clique aqui para acessar os anais